ICT

O Instituto de Ciências da Terra é uma unidade de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico com Polos nas Universidades de Évora, Minho e Porto e que resulta da associação de três unidades de I&D, Centro de Geofísica de Évora da Universidade de Évora, Centro de Ciências da Terra da Universidade do Minho e Centro de Geologia da Universidade do Porto, a que se juntaram outros investigadores.

O Centro de Geofísica de Évora foi criado em 1991 no âmbito do Programa Ciência e iniciou as suas actividades de investigação em 1993, desenvolvendo a sua investigação científica no campo das Ciências da Terra, do Clima e Ambiente e do Espaço.

O Centro de Geologia da Universidade do Porto foi criado em 1978. A partir de 2007 este centro recebeu a Universidade do Minho como segunda instituição de acolhimento, integrando investigadores do Centro de Ciências da Terra desta universidade.

O ICT foi criado em 2014 no âmbito da reestruturação das unidades de investigação promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e obteve uma classificação final de "Excelente".