Novidades

Novidades relacionadas com atividades, parceiros e membros do ICT.

7º Congresso Jovens Investigadores em Geociências
25-26 de novembro 2017 - Comunicações
27-28 de novembro 2017 - Saída de campo / Workshops

Centro de Ciência Viva de Estremoz
Jornadas do ICT 2017 (26-27/Jun/2017)

Evento interno do ICT destinado a promover a partilha de resultados da investigação produzida recentemente, assim como de novas oportunidades de pesquisa a desenvolver no ICT. As jornadas são destinadas a membros e estudantes do ICT e vão decorrer no polo da UMinho (Braga).

1ª Circular | 2ª Circular | 3ª Circular | Livro de resumos | Fotos do evento

Évora: temperatura do ar bateu recorde no mês de Junho
A estação meteorológica do ICT registou 44.5°C a 17/junho/2017.

Rádio Diana, 22/Junho/2017
Barragem da Iberdrola vai inundar potencial reserva de lítio

Investigadores do ICT, polo da Universidade do Porto, alertam para a falta de planeamento estratégico do território nacional e para lacunas nos estudos de impacto ambiental.

Público, 11/Junho/2017 - PDF

Mapa do passado dos sismos em Portugal esclarece riscos no futuro

Investigadores do ICT, polo da Universidade de Évora, analisaram dados sobre a actividade sísmica em Portugal de 1300 a 2014. O mapa regista 175 sismos neste período e define claramente as zonas de maior risco no futuro.

O mapa de intensidades sísmicas máximas observadas destaca a região de Lisboa e arredores, o Norte da costa alentejana e o Algarve como as zonas mais sensíveis.

Público, 31/Janeiro/2017 - PDF

Workshop on Earth Sciences 2016 (8-10/Dez/2016)

A abrangência das áreas de investigação do ICT levou a que um grupo de jovens investigadores sentissem a necessidade de organizar um evento aberto a toda a comunidade de jovens investigadores na área das Ciências da Terra e do Espaço, para durante 2 dias partilharem os resultados científicos obtidos durante os diferentes ciclos de estudo (licenciatura, mestrado, doutoramento), pós-doc e bolseiros de investigação.

Mais informações e inscrições

Prémio para membro do ICT

A Academia das Ciências de Lisboa atribuiu pelo primeiro ano o Prémio de Montepio (Ensino Superior) que se destina a premiar a excelência da investigação científica desenvolvida no âmbito de dissertaçõees de Doutoramento em Universidades portuguesas, nos anos letivos 2012/ 2013 e 2013/ 2014, na Área de Ciências Exatas e Naturais:

Paula Alexandra Sá da Silva Gonçalves, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a tese intitulada: "Characterization of organic facies and identification of potencial source rocks in in Jurassic sedimentary sequences of the Lusitanian basin"

Mais informação:
Academia das Ciências
FCUP

Prémio a estudante de doutoramento orientada por membro do ICT
A estudante de doutoramento Lia Duarte venceu o Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2015, um galardão atribuído pela Região Sul da Ordem dos Engenheiros como objectivo de distinguir e promover trabalhos realizados por membros da Ordem dos Engenheiros (nascidos após 1980) nos diversos ramos da Engenharia e que se distingam pelo seu carácter inovador e aplicabilidade prática. A Lia Duarte é estudante do Programa Doutoral em Engenharia Geográfica da FCUP com a orientação de Ana Cláudia Teodoro, membro integrado do ICT, polo UPorto.

Mais informação:
Ordem dos Engenheiros

Astronauta suborbital?
Rui Moura, investigador do ICT no pólo da Universidade do Porto, quer ir até ao limite da mesosfera, que fica a 83 quilómetros de altitude. Para lá disso, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) anda em órbita da Terra. "A mesosfera é a camada da atmosfera que faz fronteira com aquilo que se considera o espaço exterior", explica o investigador.

Público, 16/Maio/2016 - PDF

6º Congresso Jovens Investigadores em Geociências
19-20 de novembro 2016 - Comunicações
21-22 de novembro 2016 - Saída de campo

Centro de Ciência Viva de Estremoz

Por que somos como somos...?

Todos diferentes, todos iguais! com apenas 4 "letras" se "escreve" toda a Vida na Terra.

Compreender a enorme diversidade da Vida existente no nosso planeta implica o cruzamento de Saberes. Biólogos, Físicos, Geólogos, Matemáticos e Químicos juntam-se para nos fazerem viver a Evolução da Vida através de experiências interactivas.
4 Centros Ciência Viva (entre os quais o Centro Ciência Viva de Estremoz), 3 Instituições de Ensino Superior e 3 Centros de Investigação Científica (entre os quais o ICT) unem-se para nos explicarem POR QUE SOMOS COMO SOMOS...???

O projecto "Bonecos das Maltezas; títeres de Ciência" obteve o 3º lugar do "VI Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus"
O Centro Ciência Viva de Estremoz, parceiro do ICT, desenvolveu os Bonecos das Maltezas tendo-se inspirado no modelo dos célebres Bonecos de Santo Aleixo. À semelhança dos bonecos tradicionais, nos Bonecos das Maltezas a forma de comunicação privilegiada são os autos, espectáculos normalmente de curta duração sobre um tema específico. Para o primeiro espectáculo os Bonecos das Maltezas apresentam o "Auto da Criação do Mundo" justamente um dos autos mais célebres dos Bonecos de Santo Aleixo. No entanto, se nos bonecos tradicionais esta criação é vista na perspectiva do Padre Chancas ou do Mestre Salas e da sua prima, nos Bonecos das Maltezas, estas personagens interagem com alguns dos principais cientistas que desde Aristóteles a Einstein contribuíram para a forma como vemos o Universo que nos rodeia.


Ver PDF

7ª Conferência Polar Portuguesa
28-29 de outubro 2015

Universidade de Évora

5º Congresso Jovens Investigadores em Geociências
20-22 de novembro 2015 - Comunicações
23-24 de novembro 2015 - Curso de microdeformação

Centro de Ciência Viva de Estremoz

EMS Young Scientist Award 2015 for Miguel Potes
The EMS Young Scientist Award 2015 is awarded to Miguel Potes from the University of Evora, Portugal, for his publication: "Satellite remote sensing of water turbidity in Alqueva reservoir and implications on lake modelling", M. Potes, M. J. Costa and R. Salgado; Hydrol. Earth Syst. Sci., 16, 1623-1633, 2012.

Notícia no jornal Público

IDPASC Workshop on "Space Particles and Earth"
30-31 outubro 2015 [informações e inscrições]
A poeira proveniente do deserto do Sahara arrefece a Peninsula Ibérica

Spanish and Portuguese researchers have analysed the composition and radiative effect of desert aerosols during two episodes which simultaneously affected Badajoz (Spain) and …vora (Portugal) in August 2012. Results show that the intrusion of dust from the Sahara Desert caused radiative cooling of Earth's surface.

Notícia em espanhol

Parameterization of Lakes in Numerical Weather Prediction and Climate Modelling
Workshop
07-09 May 2015, Évora, Portugal